Essa parte do livro(capítulo X),trata da relação da educação com o espaço tecnológico e relações de conhecimento.O pensamento sobre o futuro dos sistemas educacionais e da consttrução na cibercutura deve ser baseada em uma breve análise nas mudanças atuais da relação com o conhecimento.Isso é comprovado pela velocidade de surgimento e da restauração dos saberes,parte da operação de conhecimentos não pára de crescer e o ciberespaço suporta novas tecnologias intelectuais que aumentam e modificam as variadas funções cognitivas.Através dos variados arquivos digitais,imagens interativas,realidades virtuais e inteligência artificial,ajudam nas novas formas de acesso à informação e novos meios de raciocínio e de conhecimento.Porém,esse amplo campo de informações e troca de conhecimentos através da tecnologia,trás consigo sujeitos que acabam usando a mesma para o terror,conseguindo de forma ilegal dados de usuários dessas incríveis portas para o mundo virtualserá que atualmente a população virtual conseguiria barrar esse tipo de atividade?E como?Logo,muda-se a direção do uso das tecnologias de aquisição de conhecimento para atividades ilegais e invasivas.
No texto o autor descreve duas reformas necessárias nesse sistema de educação e tecnologia: o ensino aberto e a distância,que explora técnicas educacionais através da hipermídia,redes de comunicação e todas as tecnologias intelectuais da cibercultura,onde o professor tem o papel de mediador.O reconhecimento das experiências adquiridas na vida,onde é necessário uma orientação para os trajetos individuais no saber e na contribuição para o reconhecimento das atividades sociais das pessoas.
No ciberespaço o saber se torna mais visível,as páginas da Web terminam em uma comunicação direta.Um site de relacionamento,por exemplo,pode ser classificado como supérfulo,mas se expande cada vez mais como necessário.A utilização de um ciberespaço durante muitas horas não deveria ser criticado,até por que ninguém critica alguém por passar horas lendo um livro e se adquire conhecimentos tanto em uma quanto no outro,só que são ferramentas distintas.
Nas sociedades antigas o saber era transmitido através das narrativas,participação do corpo e na emoção coletiva,e quando morria um velho era enterrado junto seus conhecimentos(uma das partes mais interessantes do texo).Mas com o nascimento da escrita,esses conhecimentos puderam ser registrados nos livros e consequentemente nas bibliotecas.Atualmente o saber pode ser transmitido pelos grupos no espaço do mundo virtual,além de instantânea e fácil transmissão,não se pode deixar de observar que a escrita continua sendo valorizada,só que ao invés de um lápis,um teclado com letras;sem contar que a expansão dos conhecimentos e acesso a eles são muito maiores.
Em consequência,a interconexão ao mesmo tempo entre todas as pessoas causa uma desordem;em circunstância da existência de resoluções para os problemas de aprendizado no fluir do saber.Algumas culturas e mentalidades inertes podem nortear a uma direção de uso fútil da tecnologia e bater de frente com os valores humanos.As pessoas devem aproveitasr bem e sugar ao máximo as informações desses metódos de aquisição do saber,não se deve deixar passar despercebidas as informações,interagir com pessoas até de outras cidades aprendendo de suas culturas e costumes,ousar no uso das tecnologias e além de tudo se possível deixar registrado de alguma forma os conhecimentos adquiridos.Essa é a magia do saber,registrá-lo!
ADOREIIII!!!!
ResponderExcluirPude ver uma visão ainda mais crítica e uma visão um pouco diferente... na verdade nem tanto diferente mas com outras palavras já muda o olhar!!!
PARABENS!!!