O texto começa falando dos "tempos das cavernas",o ancião que não caçava mais era encarregado de ensinar as crianças a tradição,a mitologia e bom comportamento do dia da tribo.O aprendizado era realizado com prazer por todos,uma quantidade determinada de coisas que poderiam ser memorizadas mecanicamente e só cálculos simples poderiam ser feitos nos dedos das mãos e dos pés.O aparecimento do lápis causou burburinhos,foram realizados estudos sobre ele e surgiu no Curriculo de lápislogia, foi dividido por estágios,com suas possíveis artes de ecrita,desenho e cálculo, daí as crianças começaram a escrever.
A idéia de laboratório de computador foi uma má idéia,a respeito do que são os computadores e qual é o papel deles na educação.Primeiro o computador é apenas um instrumento e não uma entidade que mereça um currículo,uma sala e um professor especial,enquanto o lápis ou o livro não tem toda essa atenção,usados como instrumentos manuais.O computador tem sido separado de onde os objetivos dirigidos da escrita, da ciência e da matemática são aprendidos.Segundo é afirmada que para o uso do computador é necessário habilidades.A terceira afirmação é que o computador é visto como apenas um auxiliar,violando sua natureza fundamental e potencial.Algumas tarefas são praticamente dependentes de um computador e através disso é que se aprende fazendo com interação entre os alunos e o professor que rege a atividade.A quarta afirmação é que a qualidade do software é que estimula o aprendizado intelectual da criança,sendo que isso é apenas uma necessidade e não uma prioridade,o que vai desevolver são as atividades em sala de aula.
A introdução da atividade relacionada ao computador deve ser acompanhada de uma série de outras mudanças,o computador é apenas uma ferramenta e não faz efeito sozinho,é necessário um conjunto de outras ferramentas para chegar a construção final.
Descreve um caso que ilustra como o computador,foram usados outros recursos al´me do compuatador para as pesquisas.Por fim o que teve comum a todos os alunos do trabalho passado em sala,"foi a curiosidade intelectual, o sentido do verdadeiro aprendizado, a descoberta dos benefícios da cooperação e, sobretudo, o sentimento de que aquele conhecimento significativo - sobre a Europa e sobre o computador - tinha sido adquirido."
O aprendizado não é necessariamente adquirido através da exploração do computador,os laboratórios se transformara em verdadeiras bases de poder.Nas escolas se encontram professores direcionados a esse ensino e até especialistas em computador,definida pelo autor como uma "entidade fundada em afirmações não garantidas" que serve a si própria,mantendo sua existência isolada.Logo a relação da sala da caverna do lápis,o curriculo e professores independentes está no caminho da sala de aula.
FONTE: O laboratório de computador: uma má idéia, atualmente santificada
Gavriel Salomon
Professor no College of Education, Universidade do Arizona, Tucson, Arizona.
Publicado em Educational Technology, Englewood Cliffs, 30(10):50-2, Oct. 1990.
Nenhum comentário:
Postar um comentário