O texto mostra como as transformações sociais mudam o conceito das coisas do mundo e relaciona ao avanço da tecnologia inserida nas escolas.Essas transformações são provenientes da cultura e estão relacionadas a questão de organização social.
Fala dos diversos conceitos de verdade e ralidade,de acorodo com o tempo no esquema de pensamentos e ações,hipóteses que podem ser verdadeiras ou parcialmente veridícas da sociedade Medieval, da sociedade Moderna e da sociedade Contemporânea que estão ligadas a linguagem e a tecnologia de escrita que separa o "conhecedor do conhecido",tem uma base ampla para a educação universal e para a propagação das concepções de homem, sociedade e natureza.Conforme a classe social ou educação recebida,esses tipos de concepções vão de encontro com a conveniência de cada um. Com a modernidade a relação do homem com a natureza teve um novo significado,sendo um movimento inconstante.O texto parece um pouco sem nexo com o tema de tecnologia,relacionando até a 2ª Guerra mundial,manipulações genéticas após a bomba atômica,de fato esses acontecimentos mudam os modos de vida,os pensamentos,as relações sociais e ambientais.Mas ainda o que tem a ver com a tecnologia nas escolas?A escola tem trabalhado em cima da reprodução e transmissão dos modelos de liderança,mesmo quando os trabalhos pedagógicos age no sentido de homogeneizar o ensino.Falta considerar a vida particular do aluno,não basta apenas passar o conteúdo da disciplina;os comprovados altos índices de reprovação e evasão escolar mostram que a sociedade influi e muito na vida escolar de cada um e que os professores não trabalham isso pra fazer a mudança,daí a autora justifica falando que a "aprendizagem é vista como processo estritamente individual,dependendo apenas da força de vontade e da persistência de cada aluno",isso parece tirar a obrigação do professor,a de conduzir o aluno ao aprendizado,ao interesse em estudar.O aprendizado sim sempre será individual,mas muitas vezes é necessário um estímulo,e isso é papel do professor e dos pais.A autora cita Marques,do entendimento que para haver educação é necessário que todos participem da reconstrução de idéias e resultar em novas.Mas isso não acontece apenas nas escolas,mas em todo e qualquer espaço social de aprendizado,a escola é só um espaço estereotipado de aprendizagem,mas se adquire conhecimento em qualquer área no dia a dia.Para mudar a idéia de escola,é necessário tê-la muito além das coisas comuns,futucar o complexo e não se conformar com coisas programadas e fixadas.Mudar,sair do roteiro e criar novas metodologias e fazer ocm que os alunos se interessem mais por aprender,por saber mais,criar perguntas e ir em busca das repostas.A ação da escola deve ser uma arte mutável,improvisada e inesperada.
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